Portal de Notícias e entretenimentos do Litoral de São Paulo

Justiça autoriza e Ponte do Barreiros pode reabrir nesta quarta-feira

0

A Ponte dos Barreiros está reaberta à circulação de veículos leves em São Vicente a partir desta quarta-feira (1º). O fim da interdição da estrutura acontece mais de sete meses após ela ter sido fechada por ordem da Justiça devido a riscos estruturais ao longo de todo seu comprimento.

A decisão do juiz Fabio Francisco Taborda, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), foi publicada no começo da noite desta terça-feira (30). Com isso, a população da área continental poderá voltar a usar a estrutura para ir e voltar à área insular do município sem precisar passar por Praia Grande. A Ponte dos Barreiros estava interditada desde o dia 1º de novembro de 2019.

Em seu texto, Taborda afirma que a estrutura só poderá receber a passagem de veículos leves. A decisão acompanha o parecer do relatório do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que afirmou que os trabalhos de recuperação da Ponte dos Barreiros haviam atingido resultados positivos, mas ainda não permitia a passagem de caminhões e ônibus regulares que transportam em torno de 50 passageiros por vez.

Além disso, o juiz também faz ressalvas e afirma que a Prefeitura de São Vicente deverá ficar responsável por fiscalizar o trânsito nas duas pontas da estrutura durante todos os dias da semana e fins de semana, sempre entre os horários de 6h às 21h. Uma sinalização vertical e de solo também precisarão ser instaladas, bem como os radares de velocidade, que já estão na área, precisarão passar por uma comprovação que ateste que estão funcionando.

Mesmo com a negativa da Justiça para que ônibus e caminhões se utilizem da via recém reformada, o prefeito Pedro Gouvêa afirma que a população poderá se utilizar de micro-ônibus para atravessar a Ponte dos Barreiros e afirmou que eles já estariam funcionando na área assim que a ponte fosse reaberta.

A informação foi divulgada pelo próprio prefeito durante esta terça e vem dias depois de parte da população vicentina ter ido às redes sociais para criticar as primeiras notícias que afirmavam que apenas carros, motos e outros veículos mais leves poderiam atravessar a Ponte dos Barreiros uma vez que ela tenha sido reaberta.

A liberação do tráfego para veículos de menor porte já é atestada pelo IPT, o qual explica que a estrutura poderá receber o tráfego de veículos de até dois eixos, com peso bruto total de até oito toneladas por eixo e com velocidade limite de 40 km/h, em toda sua extensão de 623 metros, nas duas faixas de tráfego e nos dois sentidos.

“Há proibição de tráfego para ônibus e caminhões, só micro-ônibus, carros, motos e bicicletas terão permissão para circular. Já entramos em contato com as empresas para que aumentem as frotas de micro-ônibus para atender a população. Nós estaremos fiscalizando e podemos notificar as empresas. Elas vão ter que operar nesse momento difícil”, explicou Gouvêa.

Ainda de acordo com o prefeito, o município já trabalha para dar prosseguimento à segunda fase das obras na Ponte dos Barreiros para que os ônibus de grande porte possam voltar a circular na estrutura.

Fonte: DL – Diário do Litoral

Fonte: Diário do Litoral

Comentários
Carregando...