Portal de Notícias e entretenimentos do Litoral de São Paulo

Espetáculo ‘Meu quintal é maior do que o mundo’ ganha versão online

0

Experimento cênico criado em 2015 pelo Teatro Widia a partir de pesquisa sobre a obra Memórias Inventadas – As Infâncias de Manoel de Barros, o espetáculo MEU QUINTAL É MAIOR DO QUE O MUNDO – ON LINE ganha versão inédita em 2021. Recriado por meio do audiovisual ao mesclar a participação dos atores com ilustrações, ele será apresentado online entre os dias 10 e 25 de abril, por meio do canal da companhia no YouTube (@widiacultural).

As sessões acontecem aos sábados e domingos, sempre às 17h. A montagem conta com direção e adaptação de Platão Capurro Filho e traz em seu elenco Fabíola Moraes, Val Nascimento, André Nunes e Daniel Meirelis. A produção da versão online é de Rodrigo Montaldi.

Após ter sua agenda em 2020 cancelada em virtude da pandemia da Covid-19, MEU QUINTAL É MAIOR DO QUE O MUNDO – ON LINE retorna por meio da Lei Aldir Blanc, contemplada pelo Proac Lab Expresso do Estado de São Paulo.

Por conta de das restrições impostas pela crise de saúde pública, cada integrante do projeto  viu-se diante de um novo desafio: elenco, produção e direção mantiveram-se em suas residências, construindo um novo espetáculo por meio de ensaios remotos, adaptando-se não só ao novo formato, como às ferramentas que os aplicativos oferecem para a comunicação online.

Alguns trechos da versão original foram substituídos por outros que dão mais dinâmica à apresentação em ambiente digital e compensam a impossibilidade da interação presencial que sempre marcou o projeto, que até então tinha as ruas como palco. Para a empreitada, o grupo contou com ilustrações do artista Rodiney Assunção. 

A utilização da câmera e do celular como mais uma ferramenta torna a narração e a interpretação adequadas à linguagem audiovisual. Ao mesmo tempo, o uso do espaço e mobiliário que cada integrante possui em sua respectiva casa formaram uma nova roupagem e impuseram nova movimentação.

“Mesmo online, conseguimos propor algumas interações com as crianças. Elas poderão fazer imitações, construir objetos ou escrever poesias no chat de bate-papo da apresentação. Também inserimos cenas em desenho animado para justificar o retorno das crianças às casas por conta da pandemia. Ao final, essa técnica retorna e é seguido de um pequeno histórico da trajetória do espetáculo, lembrando cenas marcantes como a ciranda pantaneira”, comenta o diretor Platão Capurro Filho.

TEMPORADA.
Dias 10 e 11, 17 e 18, 24 e 25 de abril (sábados e domingos). Sempre às 17h.
Para assistir: Canal Widia Cultural no Youtube  https://www.youtube.com/channel/UCX6SY_3gx8JYiUSj0wmBkuA

Fonte: DL – Diário do Litoral

Fonte: Diário do Litoral

Comentários
Carregando...