Portal de Notícias e entretenimentos do Litoral de São Paulo

Primeira etapa da obra na Ponta da Praia é iniciada em Santos

0

A primeira etapa da implantação do projeto piloto da Ponta da Praia começou hoje (12) por ­volta das 14 horas, entre o Canal 6 e o Aquário. De acordo com a prefeitura, o ­procedimento visa ­instalar um tapete que servirá de base para os bags.

O material utilizado é uma espécie de lona de 25×12 (metros). Nas pontas há pequenos espaços que serão preenchidos de areia e amarrados em estacas para ficarem estabilizados.

Após a finalização do processo, os bags maiores serão colocados em cima deste tapete. Cerca de quatro mergulhadores, mais o pessoal de apoio, foram os responsáveis pela instalação da estrutura submersa.

A previsão é de que o primeiro bag seja colocado sobre o tapete hoje. Ao todo serão necessários 49 sacos. Depois de preenchidos com areia, cada um pesará cerca de 300 toneladas. Na semana passada foi instalada no mar a linha de tubos que vai levar a areia até os sacos. As estacas para guiar a instalação também foram fixadas pelos mergulhadores. A expectativa é que a obra acabe até a primeira quinzena de março.

O projeto piloto da Ponta da Praia é embasado em nota técnica desenvolvida pelos professores Tiago Zenker Gireli e Patrícia Dalsoglio Garcia, da Unicamp. A obra tem o objetivo de minimizar os efeitos das ressacas e a erosão, além de ampliar a base de dados e propor solução definitiva para aquele trecho da orla.

 

Fonte: DL – Diário do Litoral

Fonte: DL

Comentários
Carregando...