Portal de Notícias e entretenimentos do Litoral de São Paulo

Prefeitura recolhe toneladas de resíduos sólidos de áreas públicas

0

Apesar de todas as campanhas de conscientização ambiental e cidadania, ainda existe muito descarte irregular de resíduos sólidos, em áreas públicas e terrenos particulares do município. A Prefeitura de Mongaguá recolhe, diariamente, cerca de 10 toneladas de resíduos sólidos descartados, indevidamente nas ruas, calçadas, praças, jardins, terrenos e ao longo dos 13 km de praias e áreas ribeirinhas. Móveis velhos, colchões e entulhos da construção civil são alguns exemplos de materiais jogados em áreas públicas e particulares. Nas praias, muitos banhistas ainda não se habituaram a recolher o próprio lixo, antes de voltar para casa.

Para manter a cidade limpa, a Prefeitura as equipes, comandadas pela Diretoria de Serviços Externos, fazem um grande esforço para atender as demandas diárias. O serviço “cata-cata” é realizado, das 7 às 17 horas, em todos os bairros. Já a limpeza das praias começa às 5 horas. A limpeza manual é realizada por duas equipes, uma turma, com 31 trabalhadores, faz o serviço na região Central e áreas adjacentes, e outra, com 30 pessoas, atende os bairros da região de Agenor de Campos. Para a limpeza mecânica, realizada com máquinas, a equipe de apoio tem 21 funcionários.

Nove caminhões passam recolhendo o lixo doméstico, todos os dias, das 6 às 17 horas. Diariamente, a empresa, responsável pela coleta, remove, em média, 10 toneladas de resíduos, sendo que grande parte desse volume é formada por detritos orgânicos. A coleta de resíduos hospitalares acontece duas vezes por semana, nas terças-feiras e sábados.

A Prefeitura, através da Diretoria de Serviços Externos, realiza outras intervenções importantes para melhorar a capacidade de drenagem das águas das chuvas – desobstrução de canais, valas, galerias e bueiros. Constantemente, esses drenos ficam entupidos devido ao acúmulo de sedimentos (areia, lama, pedriscos e outros), lixo e entulhos descartados, irregularmente, em vias públicas, aumentando os riscos de alagamentos. A equipe de Serviços Externos também é responsável pela roçada e nivelamento do leito carroçável de vias não pavimentadas.

Por esta razão, é essencial a colaboração da população e visitantes com a limpeza pública. Dessa forma, é possível prevenir alagamentos, evitar a proliferação de vetores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela e chikungunya, e a leptospirose, transmitida pela urina de ratos. Além disso, o lixo despejado em vias públicas, áreas verdes, praias, às margens de rios e córregos, polui o meio ambiente e prejudica a qualidade de vida da própria população.

Fonte: Prefeitura de Mongaguá

Comentários
Carregando...