Portal de Notícias e entretenimentos do Litoral de São Paulo

Em fase de conclusão, Espaço do Empreendedor dará consultoria a quem tem ou planeja montar um negócio

0

Em fase de conclusão, Espaço do Empreendedor dará consultoria a quem tem ou planeja montar um negócio

– O proprietário de empresa consolidada ou iniciante na área terá à disposição profissionais preparados para o planejamento com base no cenário atual

Estruturado exclusivamente para dar suporte e consultoria a micro, pequeno e médio empresário, o prédio onde será sede do Espaço do Empreendedor está com suas obras em fase de conclusão, com expectativa de entrega no segundo semestre deste ano. Além de auxiliar na manutenção das empresas já instaladas na Cidade para atender as demandas do mercado, o ambiente ajudará quem planeja montar o próprio negócio, mas não sabe por onde começar. O atendimento ocorrerá na Rua dos Fundadores, no Belas Artes.

Planejado para oferecer pesquisa de mercado, estratégia de marketing, mentoria e encontros com profissionais do Sebrae Aqui, o local disponibilizará também oficinas sobre como fornecer serviços e compras governamentais. Desde que saiu do papel, o projeto tem como proposta facilitar o processo de abertura das atividades empreendedoras, desenhar diretrizes e níveis de engajamento do empresário, ampliar as orientações e esclarecer dúvidas.

O proprietário de empresa consolidada ou iniciante na área terá à disposição profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico preparados para o planejamento com base no cenário atual e perfil de cada negócio, tudo com o apoio de um espaço que terá salas de viabilidade, de experiência, de reuniões, de gestor, multiuso, de agendamento de vagas, de startups, Sebrae Aqui, almoxarifado, copa e refeitório, além dos serviços do Banco do Povo, vinculados à Secretaria de Relações do Trabalho, e Procon.

“Vamos estabelecer uma relação de confiança com os comerciantes justamente para auxiliá-los nos desafios da gestão. Sabemos o quanto é importante para a empresa manter a saúde financeira em dia”, salienta o titular da pasta, Eliseu Braga Chagas. Ele ainda ressalta que os especialistas que atuarão no ambiente colocarão em prática novos modelos de negócios. “Temos uma equipe engajada para oferecer o que há de mais atual e criativo aos empresários da Cidade”.

No local haverá também espaço reservado para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Itanhaém, Associação Comercial e Agrícola de Itanhaém (ACAI), Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) e Conselho Regional de Corretores e Imóveis de Itanhaém (CRECI).

Para aquecer a economia em tempos de pandemia, o Governo de São Paulo injetou recursos para fornecer empréstimos a microempreendedores formais e informais. O Banco do Povo e o Sebrae-SP disponibilizam linhas de crédito por meio dos programas Empreenda Rápido e Super MEI a quem não possui restrições cadastrais no CNPJ e CPF. Os juros variam de 0% a 1% ao mês. A Desenvolve SP e o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) também oferecem opções de crédito com juros baixos.

Um convênio entre a Prefeitura e a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe-SP) permite que proprietários ou responsáveis legais interessados em vender ou estabelecer parcerias com novos empreendimentos para empresas nacionais ou multinacionais de médio e grande porte cadastrem seus terrenos e imóveis, que ficarão disponíveis para as corporações interessadas em investir na Cidade.

Os interessados devem comparecer ao Paço Municipal, na Avenida Washington Luiz, 75, Centro, bloco 03, 2° andar sala 56, de segunda a sexta, das 8 às 14 horas (horário reduzido em razão da epidemia da Covid-19), levando consigo formulário preenchido, que pode ser obtido clicando aqui. São dois formulários específicos, um referente ao terreno e outro para o galpão ou imóvel.

Com o intuito de atrair novas empresas para a Cidade, Itanhaém tem investido em formas de estruturar o crescimento de sua área comercial. Além da chegada de franquias e grandes redes, outro fator preponderante é a formação do Condomínio Empresarial na Chácara Cibratel, um espaço de aproximadamente 610 mil m² localizado em frente à Rodovia Padre Manoel da Nóbrega.

Como estratégia para facilitar a abertura de novas empresas sem que haja autorizações prévias para funcionar, está em fase de elaboração pela Prefeitura um decreto que regulamenta a lei da Liberdade Econômica para dispensar licenças e alvarás às atividades de baixo risco, permitindo o funcionamento de cerca de 280 tipos.

Fonte: Prefeitura de Itanhaém

Comentários
Carregando...