Portal de Notícias e entretenimentos do Litoral de São Paulo

Prefeita reúne-se com pescadores da região sul e anuncia o início de mais obras em servidões públicas

0

Foto: Ronald Kraag

Reunião também definiu vistorias de técnicos e moradores nos ranchos de pescadores

 

 

Obras já começaram e nos próximos dias os pescadores definirão locais em que os serviços serão priorizados

 

A prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha, recebeu nesta sexta-feira (6), um grupo de pescadores para definir detalhes da revitalização dos acessos e ranchos do sul da ilha, que já tem empresa contratada para iniciar os trabalhos em cinco servidões públicas. Ficou acertado que os pescadores, juntos com a Secretaria de Planejamento Urbano, Obras e Habitação, definirão os locais em que os serviços serão priorizados.

Nessa reunião, o secretário adjunto de Planejamento Urbano, Obras e Habitação, Carlos Augusto de Souza, o “Gordo”, explicou que a prefeitura já contratou uma empresa para realizar os serviços de revitalização nas servidões públicas. Ao todo, incialmente, estão previstos serviços em cinco servidões, sendo uma no bairro Borrifos, duas no Simão e duas no Itapecerica. Carlos Augusto informou que a obra do Simão já foi iniciada.

No encontro, a prefeita e o secretário acertaram que o cronograma será definido pelos moradores dos locais que receberão as revitalizações das servidões públicas. Sobre a reivindicação de revitalizações dos ranchos do Curral, Frade e Taubaté, ficou acertado que técnicos da Secretaria de Obras farão vistorias nesses locais, acompanhados dos moradores.

A prefeita Gracinha Ferreira reiterou o respeito e compromisso de atendimento às reivindicações das comunidades tradicionais e pescadores artesanais. Em recente audiência pública sobre a renovação do contrato com a Sabesp, a prefeita informou que a prefeitura fará, com recursos próprios, os investimentos necessários para levar saneamento básico às comunidades tradicionais. “Não temos medido esforços para atender as comunidades tradicionais”, disse Gracinha, explicando que muitas benfeitorias já chegaram e outras ainda estão em andamento devido ao atendimento dos prazos das exigências legais.

Mais reinvindicações

Além de tratar sobre as revitalizações dos acessos e ranchos, os pescadores pediram a disponibilização de um professor para preparar pescadores das Comunidades Tradicionais Caiçaras para o curso “Formação de Aquaviários – Pescador Profissional – Nível I (categoria POP)”. A carteira POP é a habilitação necessária para a condução de embarcações pesqueiras. A prefeita Gracinha Ferreira tratará sobre essa solicitação com a secretária de Educação, Edina Paula Roma Teixeira.

Além da prefeita e do secretário adjunto, o Advogado Geral do Município, José Carlos Macedo, participou da reunião. Ele explicou os procedimentos legais que a prefeitura é obrigada a seguir para dar prosseguimento às benfeitorias realizadas em todo o arquipélago.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Comentários
Carregando...