Portal de Notícias e entretenimentos do Litoral de São Paulo

E.M. Prof°. José Benedito de Moraes realiza “Primeira Roda de Conversa Interativa entre Mulheres”

0

O encontro ocorreu em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao dia Internacional da Mulher celebrado neste mês de março, a E.M.Profº José Benedito de Moraes, na última quarta-feira (4), realizou a “Primeira roda de conversa interativa entre mulheres” reunindo professoras e funcionárias da unidade e de escolas vizinhas.

O objetivo da roda de conversa foi oportunizar esclarecimentos e informações a respeito da violência contra as mulheres em todos os âmbitos (sexual, verbal, patrimonial, física, mental entre outras) e também levou informações sobre a importância de realizar o autoexame, assim como preservar a saúde física, mental e a autoestima.

O evento contou com a parceria das Secretarias de Educação e Saúde, além do Conselho Tutelar e da Policia Civil, contando também com a presença das convidadas e profissionais Dra. Junia Cristina Leme Macedo, Delegada de Defesa da Mulher de São Sebastião, acompanhada da escrivã “Ad Hoc”; Maria Cristina de Freitas Oliveira, da delegacia de Polícia Civil de Ilhabela; representando a área de saúde estavam a Dra. Maria da Paz, médica da família da UBS da Barra Velha; Dra. Lucila Fidik, psicóloga e Dra. Helena Ferri, dentista da UBS Água Branca; Márcia Feio, enfermeira; Josi Ferreira, auxiliar de enfermagem; Alessandra Santos, técnica de enfermagem; e a professora Nanci Magalhães, Conselheira Tutelar.

A roda de conversa, teve início com um vídeo explicativo sobre a violência doméstica, dando suporte para que a Dra. Junia Cristina, explicar cada uma das agressões que acontecem no dia-a-dia na maioria dos lares e como se deve agir nessas situações. Diversas dúvidas foram esclarecidas e a participação das ouvintes foi bastante interativa.

“Como bem explicado sobre a “Lei Maria da Penha”, que cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar, desejamos que essa realidade mude e que a mulher não seja mais vítima de discriminação, violência e ofensas dos mais variados tipos”, destacou a gestora da escola, Lenice Garcez.

As demais convidadas abordaram sobre a saúde física e mental trazendo dicas sobre como ter uma vida saudável, já que na correria do dia a dia a mulher está se cuidando cada vez menos e ainda é muito alto o número de mulheres que sofrem com doenças que poderiam ser facilmente prevenidas. E para que a mulher goze de bem-estar físico, mental e social as dicas das especialistas foram: saúde bucal, controle do estresse, prioridade com o sono, consulta periódica com sua ginecologista, manter o cuidado com a pele, os cabelos e as unhas, prática de atividade física e alimentação saudável.

O encontro foi encerrado com alguns sorteios e um delicioso caldinho verde para aquecer a acolhida.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Comentários
Carregando...