Portal de Notícias e entretenimentos do Litoral de São Paulo

Comtur apresenta novidades e balanços de eventos e transporte

0

Foi realizada, na última quinta-feira (13), a edição de setembro do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), no auditório do Paço Municipal e, como de praxe, questões de grande relevância foram apresentadas e também colocadas em discussão. O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini, abriu o encontro pontuando a importância da participação da comissão nos assuntos que dizem respeito ao setor de turismo do município, e esclarecendo alguns pontos levantados no Comtur do mês passado, como a possível criação de novas cadeiras no Conselho.

Logo após, o secretário falou aos presentes a respeito da Braztoa, associação que reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, responsáveis por 90% das viagens organizadas de lazer de todo o Brasil.

Entre 25 e 28 de outubro acontecerá em Ilhabela a Convenção e Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, trazendo para o município dezenas de operadoras de turismo, e dando às redes de hotelaria, gastronomia, de turismo e de comércio da ilha a oportunidade de mostrar a esses agentes de difusão turística todo o potencial de Ilhabela enquanto destino de viagem. Os responsáveis pelas operadoras conhecerão as praias, hotéis, serviços oferecidos e, a partir disso, montarão pacotes para agências de viagem incluindo ou não a ilha nessas programações.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo apresentou, ainda, relatos sobre a participação do município no Abeta Summit, o maior evento de Ecoturismo e Turismo de Aventura do País, entre os dias 14 e 18 de agosto. Foram dois dias inteiros de congresso com workshops, debates, palestras, encontro de negócios e atividades ao ar livre. Lembrando que, durante o evento, Ilhabela foi anunciada como destino anfitrião da edição de 2019 do Abeta Summit, o que pode garantir à ilha bons frutos no sentido de se firmar como destino de natureza e reforçar a marca “Ilhabela vida natural”.

Os presentes no Comtur demonstraram otimismo ao ouvir as novidades a respeito da balsa e serviços voltados à travessia e à mobilidade urbana. Fazzini voltou a falar sobre a reunião da semana passada, com representantes da Dersa e do estado de São Paulo, na qual novidades significativas foram anunciadas, como a implantação de dois catamarãs para a travessia exclusiva de pedestres e ciclistas, com capacidade para 350 pessoas cada uma e estrutura completa para proporcionar conforto aos passageiros, como banco estofado, ar condicionado, estação para bicicletas e, além disso, agilidade na travessia, que levará cerca de oito minutos – metade do tempo que leva a balsa. Com isso, as embarcações que hoje operam com 75% da capacidade, devido ao transporte de pedestres e ciclistas, voltariam a operar com a carga total de veículos.

“Estamos com vários projetos em andamento para melhorar a mobilidade urbana em nosso município, indo além da questão das travessias de balsa. Até o fim do ano, devemos colocar em funcionamento o ônibus turístico, que terá pontos de parada desde o Curral até Ponta das Canas, além do Aquabus, que deverá ter passagem integrada ao ônibus turístico e ao de linha comum, desafogando o trânsito em feriados e alta temporada, e melhorando a vida dos moradores e a experiência dos visitantes e turistas”, completou o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo.

Devido ao feriado de Nossa Senhora Aparecida, o próximo encontro do Comtur está marcado para a primeira semana do mês que vem, no dia 4 de outubro.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Comentários
Carregando...