Portal de Notícias e entretenimentos do Litoral de São Paulo

Pró-Mulher comemora ampliação do atendimento de Psicologia e implantação do sistema e-SUS

0

O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), a partir da próxima segunda-feira (17), passa a atender com o sistema e-SUS, que permitirá que as informações das mulheres atendidas nas Unidades Básicas de Saúde estejam digitalizadas e reunidas, individualmente, no banco de dados.

O treinamento do e-SUS foi oferecido aos servidores do Pró-Mulher pela Secretaria Municipal de Saúde.

“Antes, tínhamos que ligar para as UBS, solicitando os dados das pacientes e além disso, as anotações eram feitas manualmente. Agora o prontuário será eletrônico e nos permitirá entrar no e-SUS e acessar as informações. As UBS também terão acesso aos procedimentos realizados no Pró-Mulher, on-line. Esse sistema agilizará os trabalhos e o fluxo dos atendimentos”, explicou a coordenadora do Pró-Mulher, Celina Medalha.

Outra conquista importante, também celebrada pela coordenadora, é a ampliação do atendimento do setor de Psicologia. Anteriormente, a psicóloga estava no equipamento, apenas duas vezes por semana. Agora está atendendo de segunda a sexta, de 8h às 14h. Com isso, o setor foi reestruturamos para atender individualmente ou grupos de até cinco pessoas, por causa da Covid-19.

“Ao longo da semana, atendemos o grupo de mulheres vítimas de violência; grupo de mulheres com depressão, transtorno obsessivo compulsivo (TOC); grupo com gestantes que não aceitam a gravidez, que tiveram aborto espontâneo, ou com gravidez de alto risco; grupo de mulheres com câncer, com deficiência, que passaram por histerectomia (retirada do útero), etc.; mães do Programa Protege, cujos filhos foram vítimas de algum tipo de violência; consulta individual sobre planejamento familiar (laqueadura e vasectomia). Já estamos com a agenda de agosto completamente preenchida”, disse Celina.

Importante ressaltar que o atendimento psicológico pode ser agendado diretamente no Pró-Mulher, por qualquer pessoa que precisar desse serviço.

O Pró-Mulher comemora também os 28.535 atendimentos, entre abril de 2019 e julho de 2020, realizados no Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher).

O Pró-Mulher foi um compromisso de campanha do prefeito Aguilar Junior, com o objetivo de proporcionar atendimento de qualidade em um ambiente acolhedor à população feminina, em suas necessidades nas várias fases da vida. As mulheres são encaminhadas ao espaço por meio de consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).  No espaço são oferecidos consultas, exames e procedimentos ginecológicos diversos.

Capacitação – O Centro de Referência da Mulher oferecerá, em sua sede, entre os dias 24 de agosto e 5 de outubro, uma capacitação aos médicos e enfermeiros do Programa Saúde da Família, sobre gestantes de alto risco, ministrada pelo médico obstetra, Dr Juliano Ribeiro Barros.

Devido a pandemia do novo coronavírus, cada encontro contará com dois médicos e um enfermeiro da Atenção Básica.

“Essa qualificação vem ao encontro de um dos objetivos do Pró-Mulher: oferecer um atendimento de qualidade e eficiente para as gestantes de alto risco”, disse Celina.

Serviços do Pró Mulher

Consulta ginecológica e procedimentos ginecológicos que se necessários são realizados no momento da consulta;

Pré-Natal de Alto Risco: para as gestantes que apresentam alguma complicação durante a gravidez, desta forma contribuímos para a redução da mortalidade materna;

Planejamento Familiar: com grupos para inserção DIU, grupos de aconselhamento para método contraceptivo cirúrgico com psicóloga e assistente social, ampliando o acesso da mulher a informações dos métodos contraceptivos auxiliando a fazer sua opção contraceptiva para cada momento da vida garantindo o exercício dos direitos reprodutivos;

Atendimento a Mulher Adolescente: Acolhimento com Enfermeira para um trabalho de promoção, proteção e recuperação da saúde.

Grupos terapêuticos: atendimentos para mulheres que enfrentam determinados transtornos psíquicos, neste espaço, junto à psicóloga, elas realizam trocas de experiências, fortalecem relações interpessoais, entre outros.

Exames de Ultrassonografia: todos voltados para a saúde da mulher incluindo Ultrassom Obstétrico e Morfológico;

Exame de Mamografia: para rastreamento do câncer de mama e se caso diagnosticada com a doença paciente já sai com agendamento do Pró Mulher para o setor de Oncologia;

Exame de Densitometria Óssea: um cuidado a mais para a saúde da mulher acima dos 40 anos ou que estão na menopausa;

Consulta nutricionista: nos cuidados da mulher nas fases do ciclo menstrual, gestação, amamentação e menopausa e outros conforme indicação médica.

Serviço – Pró-Mulher: Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, 2.138, próximo ao Camaroeiro. Telefone: (12) 3897-3500.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Comentários
Carregando...