Portal de Notícias e entretenimentos do Litoral de São Paulo

Prefeitura investe em espaços turísticos e eventos para movimentar principal indústria da região

0

Caraguatatuba é a maior cidade do Litoral Norte e tem em suas praias um dos principais atrativos para atrair os turistas e veranistas. Mas diante do entendimento de que a indústria do turismo é a que traz mais recursos para a economia local, a Prefeitura de Caraguatatuba tem feito investimentos que visam aumentar seu público e ao mesmo tempo focar na geração de emprego e renda.

#PraCegoVer: Imagem estilizada mostra uma parte do Mirantes da Orla, praias da região central e imóveis de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)

Por isso, em menos de quatro anos de gestão o prefeito Aguilar Junior tem buscado recursos junto ao Governo do Estado e investimentos próprios para incrementar esse setor. Assim, a construção do Complexo Turístico do Camaroeiro, dos Mirantes da Orla, do Entreposto de Pesca do Camaroeiro, reurbanização das feiras de artesanato, revitalização do Morro Santo Antonio e implantação de um calendário de eventos foram algumas ações que fomentaram o turismo em Caraguatatuba.

Uma das obras fundamentais que deve atrair mais turistas – ele já é frequentado antes mesmo da inauguração – é o Complexo Turístico do Camaroeiro. A obra já está na fase de pavimentação do acesso ao local, cerca de 500 metros, mas já foram concluídos serviços de guias, sarjetas, drenagem, estacionamento para 173 vagas (ônibus, carros e motos) e o Teatro de Arena, que conta com palco e arquibancada linear para 350 pessoas, com direito a uma vista privilegiada de uma boa parte da baía de Caraguá.

O local já começou a receber a primeira parte de paisagismo e arborização e serão plantadas 250 unidades de árvores nativas características da região e 2.250 metros quadrados de arbustos e rasteiras de paisagismo tropical.

O investimento no local é de verba do DADE (Departamento de Apoio e Desenvolvimento às Estâncias), ligado à Secretaria Estadual de Turismo.

Já em 2017, uma das primeiras obras entregues para o setor turístico foi o caminho dos Mirantes da Orla, que leva à Pedra da Freira, na Praia do Garcez. São três mirantes denominados: Mirante do Mangue, Mirante do Costão e mais acima, o maior, leva o nome de Mirante Pôr do Som, que durante o verão leva música de qualidade no final do dia para o local, onde os visitantes podem acompanhar o por do sol.

Os Mirantes da Orla fazem parte do Plano de Governo do prefeito Aguilar Junior e ele destaca que o local já é bastante frequentado por caiçaras e turistas, por isso era necessário dar mais conforto e também gerar cada vez mais a cultura do pertencimento e cuidado com os espaços naturais. “É mais um compromisso de campanha que entregamos, um projeto que atende tanto o aspecto turístico, quanto o morador, que visita os mirantes 365 dias no ano”.

E, em breve, serão concluídos os acessos à Praia do Garcez (Pedra da Freira) e á Pedra do Jacaré (na Prainha), para que os trechos fiquem mais acessível a pessoas com deficiência ou alguma dificuldade de locomoção. “Queremos melhorar e facilitar o acesso ao trecho e possibilitar a acessibilidade, utilizando equipamentos adequados para o transporte de pessoas com deficiência”, explica Aguilar Junior.

Eventos

Com o objetivo de divulgar ainda mais os atrativos realizados na cidade, especialmente no período da chamada baixa temporada, a Prefeitura de Caraguatatuba criou uma série de atrações gastronômicas e culturais para movimentar a cidade o ano todo.

São eventos que atraem de 5 mil a 20 mil pessoas e para fomentar ainda mais a indústria turística lança, anualmente, o seu Calendário de Eventos. Dessa fora, o turista pode se programar com antecedência e o comércio local – hotéis, pousadas, restaurantes, serviços – sabe que terá aumento de vendas.

Entre as atrações que foram criadas nesta gestão estão Geek Games Caraguatatuba (março), Festival Municipal de Vôo Livre (abril), Festival da Cultura Japonesa (maio), Caraguá Extreme Festival (agosto), Festival Food Truck (setembro) e Caraguá Beer Festival (outubro).

Atualmente, um ponto de selfie foi criado em frente à Secretaria de Turismo com o letreiro ‘Eu Amo Caraguá’, onde moradores e turistas levam uma lembrança da cidade.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Comentários
Carregando...