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Prefeitura de Caraguatatuba investe em segurança com instalação de mais 19 mil luminárias LED desde 2017

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A Prefeitura de Caraguatatuba já contabiliza 24.573 mil luminárias instaladas em todas as regiões do município. Desse montante, 19.384 equipamentos utilizam a tecnologia LED. O investimento do município em iluminação pública e na Atividade Delegada contribui para aumento da segurança. A instalação é feita pela concessionária Caraguá Luz, responsável pela modernização, operação e manutenção da iluminação pública na cidade.

#PraCegoVer: Iluminação do trecho da Serra do Massaguaçu (Foto: Divulgação/PMC)

As lâmpadas de LED, instaladas em cada poste, são o que há de mais avançado em quesito de iluminação de rua no mundo e também custam menos que as lâmpadas convencionais. Além de ser ecologicamente correta, a iluminação com lâmpadas LED garante também uma maior durabilidade, fazendo com que a manutenção demore mais tempo para acontecer.

Segundo o prefeito Aguilar Junior, a modernização da iluminação pública traz mais conforto, segurança e cidadania aos moradores de Caraguatatuba. “Quando você tem um bairro ou rua iluminado já afasta a questão da criminalidade e ainda valoriza o imóvel do cidadão. A ideia é melhorar a quantidade de luz e a uniformidade desta iluminação nas vias da cidade. Em alguns pontos chegou a 84% a redução do consumo médio, porém, o principal objetivo é promover a segurança nos bairros”, destaca.

Em 2018, foram entregues 109 postes de 12 metros de altura, com 116 luminárias de LED com potência de 143W cada, no trecho de 2,8 km de serra do Massaguaçu, que passa pelos bairros Casa Branca, Olaria, Jetuba e Capricórnio, na região Norte da cidade. “A iluminação da Serrinha proporcionou muita segurança para nós aqui da região, tem muita gente que anda de bicicleta na rodovia e alguns carros circulam sem iluminação, às vezes”, recordou a moradora Vanessa Costa.

#PraCegoVer: Equipe da Concessionária Caraguá Luz instalando luminária de Led (Foto: Divulgação/PMC)

Atividade Delegada

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, firmou um convênio com o Governo do Estado de São Paulo para auxiliar nos salários dos policiais militares do município por meio da Atividade Delegada, quando os PMs trabalham em suas horas de folga.  Recentemente, o convênio possibilitou montar a Patrulha Maria da Penha, que visa a atuação de policiais preparados para atender ocorrências de violência doméstica e fazer patrulhamento pelos bairros onde há maior incidência.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

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