Portal de Notícias e entretenimentos do Litoral de São Paulo

Prefeitura de Caraguatatuba atende artesãos e revitaliza praças e cria mais espaços para artesanato

0

Uma antiga reivindicação dos artesãos de Caraguatatuba tem sido atendida Prefeitura de Caraguatatuba. A categoria vai ganhar espaços para expor seus produtos com a revitalização das praças Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro e Antonio Fachini, na Martim de Sá. Novos pontos também têm sido experimentados para levar a tradição caiçara para todas as regiões.

#PraCegoVer: Imagem aberta mostra a construção de boxes na Praça Antonio Fachini, na praia Martim de Sá (Foto: Divulgação / PMC)

A revitalização da Praça Diógenes Ribeiro de Lima é uma das conquistas mais importantes da categoria. As reformas tiveram início no começo deste ano com a aprovação do projeto e liberação de recursos pelo Departamento de Apoio às Estâncias (Dade), órgão ligado à Secretaria de Turismo do Estado.

Estão em construção 90 quiosques fixos e dos 10 locais reservados para expositores eventuais, para visitantes ou envolvidos em projetos sociais. Além dos novos boxes dos artesãos, o projeto também compreende a reforma e ampliação do banheiro público, do espaço do Programa “Acessa SP”, implantação de lixeiras do programa de Coleta Seletiva e também na melhoria da iluminação interna da praça.

Para a presidente da Feira Municipal de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (FEMAAC), Rosiane Roosevelt, essa é uma conquista esperada há vários anos pelos artesãos e agora se tornando realidade pelas mãos do prefeito Aguilar Junior. “Tivemos a oportunidade de sentar e discutir com o prefeito todas as fases do projeto e temos certeza que vai ficar mais linda que o esperado e ajudará a fomentar o turismo regional”, diz ela que não vê o retorno para o local que é o segundo ponto mais visitado de Caraguatatuba, atrás apenas da praia.

Outro investimento é na Praça Antônio Fachini, na Martim de Sá, também em obras para reforma. Ela tem cerca de 3 mil metros quadrados e vai ganha 10 quiosques construídos em um deck cimentício, banheiro público e depósito com bicicletário, pergolado, novos canteiros, bancos de concretos e novos bicicletários.

#PraCegoVer: Artesãos estão sentados em barracas no Porto Novo com seus produtos nas bancadas (Foto: Divulgação / PMC)

“Esses espaços precisam ser valorizados e respeitados. As obras beneficiarão os próprios artesãos que há anos esperam por esta mudança”, destaca o prefeito Aguilar Junior.

Além desses tradicionais pontos de Feira de Artesanato, mais artesão têm ganhado espaço para expor seus materiais. Foi assim no começo deste anos quando, a pedido da Comissão de Artes Plásticas no Setorial da Fundação de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Fundacc), o prefeito autorizou a instalação de ferinhas, sendo uma no Entreposto de Pesca do Porto Novo (região sul), onde 15 profissionais puderam mostrar e comercializar seus trabalhos e outra no Balneário Copacabana, no bairro Capricórnio (região norte), beneficiando 22 artistas locais.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Comentários
Carregando...