Portal de Notícias e entretenimentos do Litoral de São Paulo

Pró-Mulher realiza mais de 6 mil atendimentos durante a pandemia de Covid-19

0

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), no período de março a junho de 2020 o Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) de Caraguatatuba realizou 6.419 atendimentos. Entre eles, estão consultas e procedimentos ginecológicos, pré-natais de alto risco e exames, como densitometria óssea e ultrassonografia.

#PraCegoVer: Uma criança está deitada em uma cama hospitalar e recebe dose da vacina palivizumabe. Uma enfermeira aplica a vacina, enquanto outra segura os membros inferiores da criança para a sua segurança (Foto: Divulgação/PMC)

No caso do exame de densitometria óssea, foram realizados apenas 134. A coordenadora e enfermeira do Pró-Mulher, Celina Medalha, esclareceu que “esse tipo de procedimento não se enquadra como emergência, então todos os pacientes marcados para abril e maio foram reagendados. Isso explica a pouca quantidade de exames realizados”.

Outro procedimento realizado desde março de 2020 na unidade é a aplicação da vacina palivizumabe, que protege crianças do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um dos principais que acometem o pulmão.

Caraguatatuba virou referência no Litoral Norte (LN) por ser a única a oferecer esse tipo de vacina. Até o mês de junho foram aplicadas 123 doses em crianças das quatro cidades do LN e de Natividade da Serra.

#PraCegoVer: Duas pacientes são atendidas no balcão de recepção do Pró-Mulher.Ambas usam máscara de proteção. Dois funcionários estão do outro lado do balcão com máscara de proteção e protetor de rosto em acrílico (Foto: Divulgação/PMC)

Em março, o número de pacientes atendidos pelo Pró-Mulher chegou a 2.390. No mês de abril, com a redução do número de consultas, devido aos decretos do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de Caraguatatuba para conter a Covid-19, foram realizados 934 atendimentos. Uma queda considerável de 60% que, de acordo com Celina, “já era esperada pela equipe por conta da doença”.

Se comparado a abril, e com a liberação da agenda em 50%, a unidade fechou o mês de maio com um aumento de 29% do número de atendidos, que chegou a 1.205. Já o mês de junho registrou um aumento 102%, na comparação com abril. Nesse período, o Pró-Mulher realizou 1.891 atendimentos,

Cuidados com a Covid-19

#PraCegoVer: Imagem mostra a fachada do Pró-Mulher (Foto: Divulgação/PMC)

O Pró-Mulher segue à risca as recomendações e orientações das autoridades de saúde para continuar atendendo a população com segurança e qualidade. Por isso, a unidade oferece álcool gel logo no balcão de recepção.

As cadeiras foram separadas por fitas sinalizadoras para evitar aglomerações e o contato de pessoas. E assim como os demais prédios públicos, estabelecimentos e outros locais o uso da máscara de proteção no local é obrigatório para funcionários, além dos pacientes e acompanhantes de idosos e menores de idade, que devem aguardar na área externa da unidade.

Serviço

O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) está localizado na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, 2.135 – Sumaré, Caraguatatuba (próximo ao Camaroeiro). O telefone é (12) 3897-3500.

Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Comentários
Carregando...