Portal de Notícias e entretenimentos do Litoral de São Paulo

Banco de Alimentos de Caraguatatuba distribui mais de 8,5 toneladas desde o início da pandemia

0

A pandemia causada pela Covid-19 trouxe muitos desafios para todos, mas, principalmente, para as famílias mais vulneráveis. Ações do Banco de Alimentos de Caraguatatuba garantiram a distribuição de mais de 8,5 toneladas de alimentos desde o início da pandemia. 

#PraCegoVer: Imagem em destaque de uma refeição servida num prato de vidro: arroz, feijão, carne moída com legumes, salada de folhas verdes. Ao lado, duas bananas dispostas sobre a mesa (Foto: Divulgação/PMC).

Durante esse período (março a junho), 22 entidades assistenciais cadastradas no programa foram beneficiadas pelas doações. Atualmente, o Banco de Alimentos conta com seis parceiros entre supermercados, atacadistas, laticínios e produtores familiares.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade e do Banco de Alimentos, Samara Aguilar, explica que o trabalho supera a doação de alimentos. “O trabalho do Banco de Alimentos de Caraguatatuba contribui com a redução da insegurança alimentar da população mais vulnerável, através da doação de alimentos, mas também incentiva a redução do desperdício, o estímulo à responsabilidade social com o estabelecimento de parcerias com a iniciativa privada e entidades da sociedade civil”, disse.

O Banco de Alimentos é um equipamento público de segurança alimentar e nutricional que trabalha para a garantia do direito à alimentação. No local, são recebidos alimentos considerados fora dos padrões de comercialização, mas próprios para o consumo, que após triagem são distribuídos às entidades que necessitam de auxílio, assegurando o direito básico à alimentação.

O banco oferece, ainda, apoio logístico à operacionalização de doação de alimentos, fornecendo espaço físico para a recepção e entrega dos alimentos, triagem, processamento (quando necessário) e transporte. Promove também ações de educação nutricional, com cursos e workshops voltados para o estímulo de boas práticas e aproveitamento integral dos alimentos.

Parcerias                                                        

Produtores rurais, varejistas ou atacadistas interessados em realizar doações podem entrar em contato com a equipe do Banco de Alimentos para firmar a parceria.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3887-3551. O Banco de Alimentos de Caraguatatuba fica na Avenida Ministro Dílson Funaro, 287, Jardim Britânia.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Comentários
Carregando...