Portal de Notícias e entretenimentos do Litoral de São Paulo

Prefeitura realiza força-tarefa de limpeza nos bairros Perequê-Mirim e Pegorelli

0

Equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) trabalham incessantemente nos bairros Perequê-Mirim e Pegorelli, localizados na Região Sul da cidade.

#PraCegoVer: Retroescavadeira juntamente com caminhão trucado realizando o desassoreamento e limpeza de valas de drenagem (Foto: Divulgação/PMC)

Diversos serviços desde limpeza de valas de drenagem a tapa buracos são realizados simultaneamente. Maquinário pesado como escavadeiras hidráulicas e caminhões pipas equipados com hidrojateamento estão em ação.

O Rio Negro e suas valas adjacentes recebem o serviço de limpeza e desassoreamento com uma retroescavadeira. O trabalho tem o objetivo de diminuir os impactos causados pelas enchentes que ocorrem devido às chuvas torrenciais.

A vala de drenagem localizada na Avenida Shibata também recebe o serviço de limpeza e desassoreamento. Essa vala recebe às águas do Rio Perequê que não teve capacidade para armazenar as águas pluviais no último temporal.

Para solucionar o problema, a vala de drenagem é ligada em um complexo de redes de drenagem que foram recentemente desassoreadas desde o Perequê-Mirim e Pegorelli até o mar.

#PraCegoVer: funcionário com mangueira realizando técnica de hidrojateamento em bocas de lobo e tubulação, caminhão pipa ao lado. (Foto: Divulgação/PMC)

Um caminhão pipa juntamente com 12 funcionários da Equipe Regional Sul da Sesep está auxiliando os munícipes na lavagem das casas e ruas. A equipe da Sesep tem proporcionado todo o apoio necessário para os munícipes.

As bocas de lobo também estão recebendo uma atenção especial. Uma equipe com um caminhão pipa equipado com uma máquina de hidrojateamento está desobstruindo as redes de esgoto.

O hidrojateamento consiste na aplicação de um jato de água de alta pressão dentro de uma tubulação para limpá-la ou desobstruí-la. A alta velocidade da água gera uma pressão que destrói os objetos que estão impedindo o fluxo dentro de uma tubulação, sem danificá-la.

Objetos descartados incorretamente também são outra causa de alagamentos, pois durante as chuvas fortes esses resíduos são arrastados pela chuva obstruindo as bocas de lobo e valas de drenagem nos bairros.

Além disso, Operação Bota-fora está em ação retirando os resíduos, prevenindo a obstrução das redes de escoamento de águas pluviais.

Tendo em vista que o descarte incorreto de resíduos de construção civil, lixo domiciliar e inservíveis podem causar alagamento nos bairros, a Prefeitura orienta aos munícipes fazer corretamente o descarte de resíduos em um dos Ecopontos mais próximos. Saiba mais clicando aqui.

Os serviços serão estendidos para outras ruas dos bairros assim que finalizados nos locais citados.

 

Nelson de Oliveira
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou
jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Comentários
Carregando...