Portal de Notícias e entretenimentos do Litoral de São Paulo

Bertioga recebe coleta de resíduos na Praia de Itaguaré para projeto “Lixo Fora D’água”

0

22 de maio de 2020

Na segunda-feira (18), a Praia de Itaguaré recebeu o projeto “Lixo Fora D’água”. O intuito da atividade é compreender a geração dos resíduos que acabam na faixa de areia das orlas da Cidade.


A ação realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) em parceria a prefeitura de Bertioga e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), estabeleceu uma área de pesquisa para a coleta de lixo e microlixo.


Os resultados da pesquisa serão transformados em um plano de ação para prevenção da poluição das praias. “O maior objetivo que nós temos é entender como esse lixo chega à faixa de areia e como podemos trabalhar com políticas públicas para minimizar as ações desses resíduos nessa região”, explica o Secretário de Meio Ambiente.


Em outubro de 2019, a Abrelpe já havia feito um estudo de campo sobre o cenário atual das praias do município. Nesta segunda etapa do projeto, o objetivo é estudar e diagnosticar as fontes de poluição nas orlas e assim montar um banco de dados de todo o material coletado, oferecendo informações necessárias para evitar a contaminação nas praias de Bertioga.


Após a coleta, os detritos são catalogados e todo o lixo identificado vai para a destinação correta. “Os resíduos já perderam a qualidade porque passaram algum tempo no meio ambiente e não têm uma boa qualidade material para a indústria da reciclagem. Então seguem para o aterro sanitário pois já estão numa condição de rejeito”, finaliza a Coordenadora Técnica da Abrelpe, Gabriela Otero.

Fonte: Prefeitura de Bertioga

Comentários
Carregando...