Portal de Notícias e entretenimentos do Litoral de São Paulo

Filme romeno sobre vazamento de ‘sextape’ vence Urso de Ouro no Festival de Berlim

0

‘Bad luck banging or loony porn’, do diretor Radu Jude, denuncia a hipocrisia da sociedade contemporânea. Festival teve primeiro prêmio de interpretação de ‘gênero neutro’.

1 de 1 Cineasta romeno Radu Jude — Foto: Odd Andersen/AFP

Cineasta romeno Radu Jude — Foto: Odd Andersen/AFP

O filme do diretor romeno Radu Jude “Bad luck banging or loony porn”, que denuncia a hipocrisia da sociedade contemporânea com uma história baseada no vazamento de uma ‘sextape’, recebeu nesta sexta-feira (5) o Urso de Ouro da Berlinale.

A 71ª edição da Berlinale aconteceu com um programa reduzido de cinco dias, à espera de uma segunda parte em junho, com exibições ao ar livre abertas ao público e a festa de premiação. O evento foi celebrado em formato virtual devido à pandemia de coronavírus.

“Bad luck banging or loony porn” começa com uma sequência de vários minutos de pornô “amador”. O vazamento da “sextape” protagonizada por uma professora resulta em uma história vibrante que busca comparar a obscenidade de um vídeo pornô com a da sociedade atual.

O filme não poupa ninguém e ri da Igreja, do exército, dos novos ricos e dos ex-comunistas na Romênia.

“É um filme muito bem elaborado e em alguns momentos selvagem, inteligente e infantil (…) vibrante e ataca o espectador: não deixa ninguém indiferente”, explicou o júri.

O cineasta Radu Jude já havia sido premiado com o Urso de Prata de melhor direção em 2015 por “Aferim!”.

“Os espectadores são convidados a comparar a obscenidade deste vídeo pornô com a obscenidade pública da sociedade, a hipocrisia”, declarou à AFP Jude, um dos cineastas mais celebrados do leste da Europa.

O filme foi rodado em plena pandemia e os atores usam máscara. Jude soube aproveitar a circunstância para reforçar sua comédia e fez os personagens usarem proteções com frases e emoticons que não tinham nada a ver com o que falavam.

Os prêmios foram anunciados em uma cerimônia on-line pelo júri, cujos membros foram os únicos que se reuniram em Berlim para assistir aos filmes em uma sala de cinema.

Duas produções do Globoplay são selecionadas para Berlinale Series, do Festival de Berlim

Porém, um dos seis membros, o iraniano Mohammad Rasulof, vencedor da edição 2020 com “There is no evil”, participou do evento de Teerã, onde o governo da República Islâmica o mantém em prisão domiciliar.

A atriz alemã Maren Eggert venceu o primeiro prêmio de interpretação de “gênero neutro” do festival por seu papel em “I’m your man”.

No filme, a atriz vive uma mulher que se apaixona por um robô. “I’m your man” é uma comédia dirigida por Maria Schrader, diretora da minissérie de sucesso “Nada ortodoxa”.

Com o prêmio de gênero neutro, a Berlinale, que promove o cinema social e a diversidade, rompe com uma tradição histórica dos festivais de cinema.

O único prêmio cinematográfico que “distingue entre sexos é o de interpretação”, havia declarado à AFP Mariette Rissenbeek, codiretora da Berlinale, explicando que, com o novo prêmio, se pretende “avançar o debate sobre a igualdade” e levar em consideração aqueles que “não querem ser atribuídos a nenhum gênero”.

Veja, abaixo, a lista de premiados da 71ª edição da Berlinale:

  • Urso de Ouro de melhor filme: “Bad luck banging or loony porn” de Radu Jude (Romênia)
  • Grande Prêmio do Júri, Urso de Prata: “Wheel of Fortune and Fantasy” de Ryusuke Hamaguchi (Japão)
  • Prêmio do júri, Urso de Prata: “Mr Bachmann and His Class” por Maria Speth (Alemanha)
  • Urso de Prata de melhor diretor : Dénes Nagy, por “Natural Light” (Hungria)
  • Urso de Prata de melhor interpretação (prêmio de gênero neutro): Maren Eggert por seu papel em “I’m your man” (Alemanha)
  • Urso de Prata de interpretação em papel coadjuvante (prêmio de gênero neutro): a húngara Lilla Kizlinger por seu papel em “Forest – I See You Everywhere”
  • Urso de Prata de contribuição artística: Yibrán Asuad pela montagem de “Una película de policías” de Alonso Ruizpalacios (México)
  • Urso de Parta de roteiro: “Introduction” de Hong Sangsoo (Coreia do Sul)

VÍDEOS: Semana Pop explica temas do entretenimento

Newsletter G1 Created with Sketch.

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Veja também


Fonte: Pop & Arte – G1

Comentários
Carregando...