Justiça Federal suspende provas do Enem no Amazonas
A primeira etapa da prova estava marcada para este domingo (17).
Justiça Federal suspende Enem no Amazonas
A Justiça Federal do Amazonas suspendeu a realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, marcada para domingo (17) — o segundo dia de avaliação estava previsto para a semana seguinte, dia 24. A decisão liminar foi concedida pelo juiz federal José Ricardo de Sales, na noite desta quarta-feira (13).
De acordo com a determinação, as provas devem ficar suspensas enquanto durar o estado de calamidade pública decretado pelo poder executivo estadual, sob pena de multa de R$100 mil por dia de descumprimento, até o limite de 30 dias.
Na decisão, o magistrado considera o surto de casos da Covid-19 no Amazonas. Até esta quarta-feira (13), mais de 219 mil pessoas foram infectadas pela Covid em todo estado, e mais de 5,8 mil morreram com a doença. Em Manaus, o número de mortes passa de 3,8 mil e a capital voltou a sofrer com hospitais e cemitérios lotados por conta de um novo surto da Covid.
Na capital, a Prefeitura decidiu não liberar as escolas municipais para a realização do exame como medida para evitar aglomerações nas unidades de ensino e a propagação da Covid-19. Em um ofício enviado ao Ministério Público Federal (MPF-AM), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) pediu o adiamento da prova.
Newsletter G1 Created with Sketch.
As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Veja também
Fonte: Educação – G1