Portal de Notícias e entretenimentos do Litoral de São Paulo

Cientistas encontram água e compostos orgânicos em asteroide pela primeira vez

0

Acredita-se que estes compostos possam ter ajudado no surgimento da vida na Terra. Além disso, estudos anteriores indicavam que asteroides rochosos do tipo S eram secos.

1 de 1 Cientistas identificam, pela primeira vez, água e compostos orgânicos em poeira de asteróide. — Foto: JAXA

Um estudo da Royal Holloway, da Universidade de Londres (RHUL), publicado na revista Science Advances, afirma ter encontrado, pela primeira vez, água e compostos orgânicos em um asteroide. A presença dos elementos é importante porque acredita-se que estes compostos podem ter ajudado no surgimento da vida na Terra.

O asteroide em questão é o Itokawa, que viaja próximo ao nosso planeta. A poeira de sua superfície foi coletada pela sonda Hayabusa, da Agência Espacial Japonesa (JAXA), que voltou à Terra em 2010. Segundo os cientistas, o material pode fornecer informações sobre a origem do sistema solar.

Algumas partículas analisadas continham o mineral piroxena, que possui água em sua estrutura cristalina. Já a matéria orgânica se trata de grafite nanocristalino e carbono poliaromático desordenado.

Os pesquisadores afirmam que as substâncias teriam se formado no próprio asteroide, depois de receber elementos de fora e combiná-los em sua superfície por bilhões de anos. Ele teria incorporado a água e os compostos orgânicos da mesma maneira que a Terra fez.

O Itokawa é um asteroide rochoso classificado como corpo celeste do tipo S. O mais provável é que ele integrava um asteroide maior, mas que se fragmentou após ele tenha um impacto, gerando corpos celestes menores. Estudos anteriores afirmavam que meteoritos que se separam dos asteroides do tipo S eram secos, por isso a empolgação dos cientistas com a descoberta de água no corpo celeste.

Vídeos sobre Ciência e Saúde

Newsletter G1 Created with Sketch.

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!