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Produção de veículos cai 36% em julho, diz Anfavea

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Comparação é com o mesmo período de 2019.

Produção de veículos na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) — Foto: Divulgação/Volkswagen

Produção de veículos na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) — Foto: Divulgação/Volkswagen

A produção nacional de veículos caiu 36,2% em julho, na comparação com o mesmo período de 2019. Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira (7) pela associação das fabricantes, a Anfavea.

Foram produzidos 170.287 carros, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus no último mês, contra 266.992 do ano passado. Em relação a junho, quando foram produzidas 98.447 unidades, houve um crescimento de 73%.

No acumulado de janeiro a julho, a queda foi de 48,3% — 899.553 unidades em 2020, contra 1.741.297 em 2019.

As exportações continuam em baixa. Em relação a julho de 2019, o último mês registrou uma queda de 30,8%, com 29.126 unidades. Já em comparação a junho, houve um crescimento de 49,7%. No acumulado do ano, foram exportados 148.663 veículos.

Os números baixos ainda refletem a crise econômica do principal mercado importador do Brasil, a Argentina, além da crise mundial causada pela pandemia do coronavírus.

O setor registrou o menor número de pessoas empregadas dos últimos anos, com 122.517 empregos ativos. O número representa uma queda de 4,8% em relação a julho do ano passado e de 1,2% em relação a junho.

Montadoras negociam adiar nova fase de regras de emissões

Com a queda na produção e vendas por causa da crise do coronavírus, a Anfavea afirmou que está negociando com o governo o adiamento da nova fase de emissões de poluentes para veículos novos.

O Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) tem sua próxima etapa prevista para entrar em vigor em 2022 para veículos leves, em sua 7ª fase, e para pesados, em sua 8ª etapa.

“Estamos discutindo o tema (adiamento) com os ministérios do Meio Ambiente, Casa Civil e Economia”, afirmou Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea. De acordo com o executivo, o objetivo é cumprir as próximas metas 2 ou 3 anos depois da data atual, ou seja, até 2025.

Para a próxima fase do Proconve, as montadoras terão que investir cerca de R$ 12 bilhões, disse a Anfavea.

“Diante da crise gerada pela maior pandemia dos últimos 100 anos, precisamos debater prazos de investimentos mais realistas, e também outras soluções de curto prazo que permitam reduzir ainda mais as emissões da frota veicular nacional”, disse Moraes.

Com a crise causada pela pandemia, a entidade afirma que as montadoras perderam entre R$ 60 bilhões a R$ 80 bilhões, em torno de 30% a 40% de seu faturamento.

Esta matéria está em atualização.

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Fonte: Carros – G1

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