Portal de Notícias e entretenimentos do Litoral de São Paulo

É possível ficar milionário com Bitcoin???

0

Apenas lembrando que o Bitcoin é uma das cripto moedas existentes na atualidade, sendo a mais conhecida por ter sido criada em 2009. O criador teria sido SatoshiNakamoto, que idealizou uma moeda livre de controle dos governos e bancos. Outra característica importante é o anonimato, o sistema não pede dados cadastrais como num banco convencional. É possível fazer pagamentos sem que se saiba quem são os agentes envolvidos na operação.

Por volta de 2010 o suposto SatoshiNakamoto desapareceu das listas de discussão da nova tecnologia, assim, surgiu a ideia de que Satoshi nunca teria existido, seria apenas o nome utilizado por um grupo de programadores.

Para não se depreciar, existe uma quantidade limite de 21 milhões de bitcoins, que ainda não foi gerada, para validar a operação existe toda uma arquitetura de computadores espalhadas pelo mundo que recebem uma pequena fração para resolverem o algoritmo que valida uma determinada transação, para evitar que haja pagamentos duplicados ou hackeados.

Desde a sua criação esta moeda tem sofrido altos e baixos, ultimamente tem sido bem valorizada por ter elevada demanda em regiões instáveis do planeta, em especial o norte da África, e até a Venezuela.

É bem verdade que os primeiros compradores de bitcoin que pagaram centavos de dólar, ganharam muitos milhões, ficaram milionários.

Mas alguns cuidados são necessários, o bitcoin é um ativo novo, não regulamentado e que possui alta volatilidade, num único dia, já perdeu 40% do seu valor, devido à perda de confiança do mercado como no caso de fraudes aplicadas por uma corretora asiática que simplesmente sumiu com o dinheiro dos aplicadores. Depois, houve recuperação.

Em termos de Brasil um bitcoin, neste dia que estou escrevendo, vale R$ 22 mil. Por isto, em torno do bitcoin surgiram empresas de corretagem sérias e outras que vendem pirâmides disfarçadas de investimento.

Lembro que rentabilidade passada não garante rentabilidade futura. Não acredite em ganhos extraordinários e, principalmente, não aplique mais de 5% do seu dinheiro numa moeda emergente, pouco conhecida e não regulamentada.

É possível ganhar dinheiro especulando, que é comprar na alta e vender na baixa várias vezes num determinado período de tempo. Mas também é possível perder, caso a recuperação não ocorra em nível superior ao da diminuição de valor.

Se você não é daqueles que compraram bitcoin em 2009, não dá para ficar milionário. É possível até ganhar dinheiro, e para isto existem algumas formas de obter bitcoin que abordaremos em outro dia. Ressalto que não estou sugerindo a compra ou venda deste ativo.

Hamilton de Oliveira Marques

Comentários
Carregando...